Respiração bucal
A respiração normal se faz pelo nariz, que é mais saudável, pois ao passar pela via nasal o ar é umedecido, aquecido e filtrado. Porém algumas alterações podem fazer com que a respiração não seja feita pela via normal, mas sim, pela boca. As complicações mais comuns são a hipertrofia das adenóides, de amígdalas ou de cornetos, o desvio de septo, as alergias, rinite, sinusite e bronquite.
A respiração pode ser realizada pelo nariz e boca simultaneamente, sendo chamada respiração mista; ou somente pela boca.
A respiração bucal pode acarretar vários problemas ao organismo, principalmente para crianças em fase de crescimento. Tais como: hipofunção dos músculos da face(os músculos ficam flácidos, a boca fica aberta,o lábio superior curto,as olheiras bem marcadas), mau desenvolvimento dos ossos da face ,aprofundamento e estreitamento do palato(céu da boca), estreitamento maxilar, alterações da oclusão dentária, alteração da fala, nariz pequeno e fino com narinas pouco desenvolvidas e aparência cansada. Alterações posturais da cabeça e coluna também podem acontecer.
As crianças com respiração bucal podem até brincar pouco porque o esforço físico pode cansá-las com facilidade. Normalmente, apresentam baixo peso, pouco apetite(porque não conseguem mastigar e respirar ao mesmo tempo) e diminuição do olfato e da acuidade auditiva. Podem apresentar também baixo rendimento escolar (devido à dificuldade de atenção e concentração), irritabilidade, ronco e sono agitado.
O tratamento da respiração bucal deve ser feito por uma equipe multidisciplinar. O otorrinolaringologista e alergista vão remover as causas do problema. O dentista irá estimular o crescimento normal dos ossos da face, restabelecer a oclusão e dar ao paciente condições de continuar seu crescimento normal.
O fonoaudiólogo e o fisioterapeuta vão reeducar a criança para respirar pelo nariz e para manter a boca fechada, além de ensiná-la a reaprender a postura corporal, lingual e a pronúncia de alguns fonemas. É um trabalho de fundamental importância para extinguir o problema, pois se a causa for removida, os dentes alinhados e o hábito não for corrigido, o trabalho será em vão. Entretanto, o trabalho maior é feito pelo comprometimento e envolvimento dos pais e da criança e, quando isso ocorre, os resultados são excelentes.
Áreas odontológicas relacionadas
As especialidades odontológicas mais indicadas para o diagnóstico e tratamento da respiração bucal são a Ortodontia em Brasília, e a Ortopedia facial.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!