X
Menu
X

Cuidados Com o Aparelho Removível

Os aparelhos removíveis são em geral utilizados como contenção, após o tratamento ortodôntico com aparelhos fixos. Para alguns problemas específicos, podem ser utilizados durante o tratamento ortodôntico. É imprescindível que os aparelhos removíveis, de contenção ou funcionais, sejam mantidos limpos, para tanto, as seguintes dicas devem ser seguidas:

  • Quando removidos da boca, os aparelhos móveis devem ser guardados no estojo especial para ele. Nunca se deve embrulhar o aparelho em guardanapos, pois é muito provável que estes sejam esquecidos ou que sejam jogados fora por engano.
  • Os aparelhos removíveis não devem ser guardados no bolso de casacos ou das calças. O aparelho não deve ser guardado solto nas mochilas ou em qualquer outro lugar que não seja seu estojo.
  • Para limpar o aparelho, basta utilizar uma escova de dente e lavá-lo com água. O aparelho removível não deve ser lavado ou escovado dentro da boca.
  • Deve-se evitar comer com o aparelho na boca pois, além de poder se machucar ou danificar o aparelho, o paciente terá mais dificuldade de limpa-lo.
  • Ao praticar esportes como futebol, vôlei, basquete, boxe, os aparelhos removíveis devem ser retirados da boca.
  • O aparelho removível depende muito da colaboração do paciente. É necessário utilizá-lo sempre que possível e dependendo do tipo, no mínimo, 20 horas por dia.

Quando o aparelho removível é deixado fora da boca ele resseca e pode ficar com gosto ou cheiro esquisito. Para evitar isto, depois de escovado, colocar em um estojo ou copo com água com uma colher de sopa de água oxigenada ou uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio. Deixar lá enquanto é feita a refeição. É importante não esquecer de escovar e enxaguá-lo antes de usá-lo novamente.

Share
Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *