X
Menu
X

O que é Hipersensibilidade Dentária?

Hipersensibilidade dentária ou dentinária é uma doença que muitas pessoas nem sabem que têm, mas têm. A hipersensibilidade é aquela dorzinha chata quando bebemos algo ou muito quente ou muito gelado, ou quando comemos doces e alimentos mais ácidos. Por isso, precisamos consultar um dentista de seis em seis meses para fazer tratamentos dentários quando necessário.

Como é causada a Hipersensibilidade Dentária?

Ela acontece quando a raiz do dente fica exposta. Em condições normais, a dentina (aquela camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo e a má alimentação o Como é causada a Hipersensibilidade Dentária?esmalte do dente pode se desgastar, o que faz com que a proteção seja reduzida. A gengiva, com o tempo, pode se retrair, o que faz com que a raiz do dente fique exposta.

Uma vez exposta, a camada protetora pode ser removida, e com isso resulta nos túbulos dentinários abertos. A dor é causada pelo movimento dos fluídos que passam nesses túbulos e chegam até as terminações nervosas. Calor, frio, ar e pressão podem causar a movimentação de fluido nos túbulos, causando a sensação de dor.

Alguns tratamentos dentários também podem causar hipersensibilidade nos dentes. Clareamento dental e mesmo a colocação do aparelho ortodôntico causa muita sensibilidade durante e depois do tratamento. O que faz muitos se perguntarem, quando usar um aparelho ortodôntico?

Jamais ignore os dentes sensíveis, além de lhe privar da alimentação, pode acarretar outros problemas bucais.  Por causa da dor, você pode não escovar os dentes corretamente e, com isso, aumentando o risco de cáries e doenças nas gengivas.

Como melhorar a Hipersensibilidade Dentária?

Procure sempre seu dentista ao sinal de qualquer problema em sua boca. Ele saberá o melhor tratamento para você. Mas algumas mudanças de hábito ajudam e muito: procure não ingerir bebidas gasosas, alimentos apimentados ou ácidos, tenha uma escova dental de cerdas macias. Use creme dental específico para sensibilidade.

Share
Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *