Como tratar a sensibilidade dentária?

Quem nunca sentiu um calafrio só de olhar outra pessoa mordendo um sorvete? A sensibilidade dentária é aquela dor chata causada pelo desgaste da superfície do dente. Segundo estudos desenvolvidos pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, entre oito pessoas uma possui dentes sensíveis.

A hipersensibilidade tem sua origem na exposição da dentina. Quando existe a perda do esmalte ou a retração da gengiva, o paciente sente aquele desconforto quando ingere algum alimento. Algumas pessoas acabam se acostumando com essa condição, apenas por não saber que existe tratamento.

Com as mudanças de temperatura e a ingestão de alguns alimentos, como por exemplo, bebidas ou alimentos gelados, quentes, doces ou mesmo ácidos desencadeiam uma dor nos dentes que é mais parecido com um choque.

Isso ocorre por que na dentina existe um número grande de poros ou túbulos que vão da face externa do dente até a polpa gengival. Quando acontece da dentina ficar exposta, esses túbulos são estimulados por essas mudanças.

Causa

A exposição da dentina ocorre devido a vários fatores. Os mais comuns são a retração da gengiva. A ingestão de bebidas e comidas mais ácidas como molho de tomate, refrigerante, sucos cítricos, entre outros, causam o desgaste do esmalte do dente. O bruxismo, má escovação, a gengivite e o dente danificado, seja por uma cárie ou por estar lascado ou mesmo quebrado.

Alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade, contudo a duração é curta, sendo durante o tratamento e depois do procedimento. A colocação do aparelho dentário, o branqueamento ou clareamento dental ou até mesmo as restaurações.

Como tratar a Sensibilidade Dentária

O primeiro passo é sempre consultar o seu dentista. Marque a sua consulta para o mais rápido possível, assim o profissional saberá com o que está lidando, se é cárie, canal ou somente a sensibilidade.

Se a sensibilidade for causada por alguma cárie, o dentista irá restaurar o dente e o problema acabará. Contudo, se a causa for a exposição da dentina, o tratamento requer vários procedimentos tanto em consultório como em casa.

No consultório o dentista irá fazer a aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para a mineralizar o esmalte e a dentina. Aplicar de espuma ou gel de flúor, por moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, essa alta concentração de flúor ajuda as áreas sensíveis. Aplicação de agente fixador, o mesmo material usado para fixar as restaurações, isso ajuda a impermeabilizar a superfície da dentina e faz aplicações de laser terapêutico.

O que você precisa fazer para ajudar no processo do tratamento é escovar os dentes de maneira correta, use escova de cerdas extra macias com creme dental específico para dentes sensíveis e passe fio dental diariamente.

consultas periódicas com seu dentista, o mais aconselhável é marcar de seis em seis meses.